Estudante pernambucano conquista primeiro lugar em Competição Sul Americana de Karatê
Compartilhe essa notícia
Estudante pernambucano conquista primeiro lugar em Competição Sul Americana de Karatê

Os jogos olímpicos de Paris terminaram domingo (11), mas o esporte continua dando alegrias para o Brasil e, em especial, para Pernambuco. O caruaruense Gustavo Libório, aluno do Colégio GGE, conquistou o topo do pódio neste fim de semana em Cancún, no México, ao participar da Competição Sul Americana de Karatê. O êxito na competição internacional se soma a coleção de cerca de 70 medalhas já conquistadas pelo pernambucano de 15 anos, que inclui títulos estaduais, regionais e nacionais, entre eles o de campeão brasileiro no ano passado.

 

Integrante da Seleção Brasileira de Karatê há três anos, o karateca começou a treinar a modalidade com apenas dois anos. Aluno do primeiro ano do Ensino Médio do GGE Caruaru, ele é integrante do Programa Esportivo da instituição de ensino e concilia os treinos e a participação em campeonatos com os estudos para ingressar na graduação em Medicina. _“Eu me sinto muito satisfeito. Afinal, após três anos de seleção, essa é a minha primeira medalha de ouro em um campeonato internacional. Eu pretendo continuar a carreira até quando eu conseguir conciliar com os estudos, pois tenho o objetivo de me tornar médico, quando adulto”_, comemora o atleta.

 

Com a rotina puxada para atingir sua melhor performance como aluno e atleta, Gustavo destaca que o esporte tem um objetivo maior do que a conquista de medalhas. _“Além da questão da saúde, que também é muito relevante, ele nos ensina a correr atrás das nossas metas e a estar sempre em busca da nossa melhor versão”_. O estudante ressalta também o papel do colégio na sua trajetória, desde a prática do karatê na infância até a busca pela aprovação no curso de Medicina. _“Graças ao Colégio GGE, tenho todo o apoio em relação aos estudos, afinal, se não fosse por eles, eu nem viajaria”_, afirma.

 

Professor de Educação Física e coordenador do Programa Esportivo do GGE, Davy Daher explica que o incentivo acontece, diariamente, nas oito unidades da instituição de ensino – Boa Viagem, Paissandu, Aldeia, Benfica, Parnamirim, Caruaru, Petrolina e João Pessoa. _“Nosso Programa Esportivo funciona todos os dias da semana, com diversas modalidades, e nossas aulas de Educação Física buscam sempre enfatizar a importância da atividade esportiva. Além dos benefícios físicos, não podemos esquecer do grande ganho social a partir das relações estabelecidas nas práticas, bem como, os emocionais e morais, através das experiências e valores trabalhados”_, defende o docente.

 

O educador enfatiza ainda que escolher a modalidade que atende o gosto e às necessidades do aluno é o primeiro passo para que ele colha os benefícios do esporte dentro e fora do ambiente escolar. _“A melhor forma dos pais descobrirem qual a atividade ideal para o seu filho é conversando com ele, sem dúvidas. Se já existe um interesse específico, será a opção certa. Caso não tenha, é necessário experimentar alguns tipos para encontrar algo que desperte a escolha. Não só na infância, mas durante toda a vida, é indispensável praticar algum exercício, e fazer algo que gostamos é a maneira correta de tornar essa prática um hábito duradouro”_, finalizou.

 

*Corpore Sano*

 

O Programa Esportivo do GGE é um dos quatro pilares da iniciativa Corpore Sano, programa que envolve uma série de iniciativas dedicadas ao preparo físico e cuidado com a saúde. Além do Programa Esportivo, fazem parte a Educação Nutricional, a Psicomotricidade e Atividades da Vida Diária (AVD) e a Educação Física. O objetivo principal não é apenas preparar grandes atletas, mas preparar os alunos para a vida, tendo por base o desenvolvimento da consciência das crianças e dos adolescentes sobre a saúde no seu sentido integral, como parte fundamental para a qualidade de vida no presente e no futuro.

Mais informações:
Fonte:
da redação
Foto:
Divulgação