Por Victória Campos
Dois irmãos gêmeos morreram afogados no canal leste da transposição do Rio São Francisco, na zona rural da cidade de Floresta, no Sertão de Pernambuco. A tragédia aconteceu no último sábado (18) e as vítimas foram identificadas como Dimas e Damião Souza da Silva, de 17 anos. Com este caso, o Estado já contabiliza oito mortes por afogamento só no mês de novembro.
Segundo a Polícia Civil, os adolescentes estavam caminhando pelas imediações da transposição do rio, quando um deles pulou no canal. O outro percebeu a dificuldade do irmão em nadar e também pulou na tentativa de ajudar, mas acabou não conseguindo.
Uma criança de 12 anos que estava com os gêmeos tentou resgatá-los usando uma vara de madeira, mas também não conseguiu.
Os irmãos foram resgatados por equipes do Corpo de Bombeiros e foram encaminhados para o Hospital Municipal de Petrolândia, também no Sertão do Estado. Os corpos de Dimas e Damião seguiram para o Instituto Médico Legal (IML) de Petrolina.
Números preocupantes
Em Pernambuco, oito pessoas já morreram por afogamento só neste mês de novembro. No último dia 2, feriado de Finados, duas crianças e dois adolescentes da mesma família morreram afogados em um açude, localizado no município de Capoeiras, no Agreste.
No dia 15 deste mês, o jovem Vitor Manoel da Silva, de 20 anos, perdeu a vida ao entrar no mar para pegar uma bola de futebol. O caso aconteceu na Praia de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife.
No mesmo dia, o adolescente Anderson Ramos Bezerra, de 16 anos, morreu no canal do Sítio Carnaúba, na zona rural do município de Sertânia, no Sertão.