Governadora Raquel Lyra aguarda parecer da PGE para decidir sobre projeto que proíbe “Surfe” em Ônibus
Compartilhe essa notícia
Governadora Raquel Lyra aguarda parecer da PGE para decidir sobre projeto que proíbe “Surfe” em Ônibus

Governadora Raquel Lyra aguarda parecer da PGE para decidir sobre projeto que proíbe “Surfe” em Ônibus

Projeto de lei de autoria do deputado Pastor Júnior Tércio foi aprovado na Alepe e visa combater práticas perigosas nos coletivos da Região Metropolitana do Recife

 

da redação

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), declarou que aguarda o parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para decidir se sanciona ou veta o projeto de lei que propõe penalizar quem praticar “surfe” ou “amorcegamento” nos ônibus da Região Metropolitana do Recife e no sistema de transporte intermunicipal. Raquel se posicionou favoravelmente ao combate dessas práticas perigosas, mas destacou a necessidade de um parecer técnico da PGE antes de tomar qualquer decisão.

A reportagem entrou em contato com a PGE e aguarda retorno para obter mais informações sobre a posição do governo estadual em relação ao projeto.

De autoria do deputado estadual Pastor Júnior Tércio (PP), o projeto de lei foi aprovado em segundo turno pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na última quarta-feira (30), após passar por cinco comissões da Casa, recebendo pareceres favoráveis em todas elas. O que diz o projeto?

O texto do Projeto de Lei Ordinária nº 1.366/2023 proíbe a prática de “surfe” e “amorcegamento” nos coletivos da Região Metropolitana do Recife e no sistema de transporte intermunicipal do Estado. A proposta define essas práticas como o ato de permanecer ou transitar pelo lado externo do transporte público, seja nas portas, janelas ou no teto do veículo, enquanto ele está em movimento. A prática coloca em risco a segurança do indivíduo, dos demais passageiros e da coletividade.

Antes de ser aprovado no segundo turno na Alepe, o projeto foi analisado e obteve pareceres favoráveis nas comissões de Assuntos Municipais, Administração Pública, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular, e Segurança Pública e Defesa Social.

Mais informações:
Fonte:
Redação TV Nova
Foto:
Reprodução/WhatsApp