Governadora Raquel Lyra Inicia Formação de Oficiais da PMPE com Aula Inaugural para Nova Turma de Concursados
Com 157 aprovados no concurso de 2024, a primeira turma do Curso de Formação de Oficiais da PMPE recebeu apoio do Governo de Pernambuco para fortalecer a segurança pública no Estado
da redação
Na manhã desta segunda-feira (25), a governadora Raquel Lyra participou da abertura do Curso de Formação de Oficiais (CFO) dos 157 aprovados no concurso da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). Realizado no auditório da Justiça Federal, no Recife, o evento também contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause. Esta turma marca o início da formação dos 450 aprovados para o cargo de 2° tenente na PMPE.
Raquel Lyra destacou os investimentos do Governo para reforçar a segurança pública no Estado. “Nosso objetivo é garantir um Pernambuco mais seguro, com a incorporação de mais de 7 mil novos profissionais nas forças de segurança. Desde o início de nossa gestão, por meio do programa Juntos pela Segurança, temos realizado investimentos em equipamentos essenciais, como viaturas e coletes à prova de bala, além de fortalecer a inteligência policial”, afirmou a governadora.
O concurso realizado em 2024 contemplou 4,8 mil aprovados para o cargo de soldado, e até 2026, mais de sete mil novos policiais devem integrar a Defesa Social de Pernambuco. Segundo o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, uma das primeiras ações de Raquel Lyra foi autorizar a realização dos concursos, com o objetivo de reduzir a defasagem no efetivo das polícias e do Corpo de Bombeiros.
A formação dos novos oficiais será intensa, com um currículo abrangente, abordando desde tópicos militares até temas relacionados aos direitos humanos. O comandante da PMPE, coronel Ivanildo Torres, explicou que o curso terá a duração de cerca de 12 meses, com aulas de segunda a sexta-feira, e eventualmente nos finais de semana.
A primeira turma do CFO é composta por 157 cadetes, sendo 33 mulheres. O curso é coordenado pela Academia Integrada de Defesa Social (Acides) e pela Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMPE.
Samuel Marinho, de 26 anos, natural de Caruaru, expressou sua alegria ao iniciar o curso. “Foi a realização de um sonho, fruto de anos de dedicação. Estou disposto a me dedicar ao máximo para concluir essa etapa e me tornar oficial da PMPE”, afirmou ele, que representou a emoção dos novos cadetes.
A cerimônia contou ainda com a presença de diversas autoridades, como o secretário da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede, e os executivos Clóvis Ramalho (Proteção e Defesa Civil) e Enéias Ferreira (Gestão Integrada de Defesa Social).