Idoso sofre grave acidente no metrô do Recife
Novo episódio dramático na estação do barro destaca importância das normas de segurança no transporte público
Por Gabriel Couto
Na tarde da quinta-feira (1º), um idoso de 60 anos protagonizou um grave acidente na Estação do Barro, Zona Oeste da Capital pernambucana, ao ter sua perna prensada e arrastada por um trem do Metrô do Recife.
O incidente foi capturado pelas câmeras de segurança do local, revelando o momento em que o homem, não identificado até o momento, desembarca do metrô e anda por alguns metros, mas logo volta para perto do metrô, que já estava com as portas fechadas, então ele ultrapassa a faixa de segurança e cai na plataforma.
A queda resultou na perna direita do idoso ficando no vão, entre o metrô e a área designada para os passageiros, e assim sendo prensada e arrastada pelos vagões. Outros passageiros no local prontamente prestaram assistência ao homem, enquanto aguardavam o socorro.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e realizou o resgate do idoso, encaminhando-o para o Hospital da Restauração. Segundo informações da unidade de saúde, o paciente permanece internado e está sendo avaliado, apresentando um estado de saúde considerado estável.
Em comunicado oficial, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que a equipe de segurança ferroviária do Metrorec prestou os primeiros socorros ao idoso. A companhia disse que, por um verdadeiro milagre, o homem não foi puxado para os trilhos pelo movimento do trem.
A CBTU destaca a importância de não ultrapassar a linha amarela das plataformas como uma das principais normas de segurança para evitar acidentes no uso do metrô. Alertas públicos sobre essas normas são repetidos constantemente em todo o sistema, e a companhia reforça a necessidade de observar rigorosamente todas as orientações para garantir a segurança de todos os usuários.
*Estagiário sob supervisão