O Corpo de Bombeiros conseguiu controlar, neste sábado (17), um incêndio que atingiu o prédio do antigo Cine Glória e outros dois imóveis localizados na Rua Direita, no Bairro de São José, área central do Recife. As equipes continuam trabalhando no rescaldo — processo que visa resfriar os materiais remanescentes e evitar novos focos de fogo.
A ocorrência foi registrada na noite da sexta-feira (16), por volta das 19h40, quando os bombeiros foram acionados. Doze viaturas foram enviadas ao local para combater as chamas. Já na manhã do sábado, às 10h30, os trabalhos de rescaldo seguiam em andamento.
Segundo o supervisor Abimael Matias, do Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil do Recife determinou a interdição de imóveis comerciais nas ruas Direita e das Calçadas, como medida preventiva. A liberação das áreas afetadas dependerá de uma nova avaliação, após a conclusão das ações de rescaldo.
“A Rua Direita está completamente interditada. Em conjunto com a Defesa Civil, delimitamos o trecho afetado em ambas as direções. Também interditamos a Rua das Calçadas para garantir segurança durante a operação”, explicou Matias.
Além dos Bombeiros e da Defesa Civil, outras instituições foram mobilizadas para atuar na ocorrência, como a Neoenergia, a Polícia Militar de Pernambuco, a Guarda Municipal do Recife e caminhões-pipa. As autoridades seguem monitorando a situação, diante do risco de comprometimento estrutural dos imóveis atingidos.
Patrimônio histórico
O Cine Glória, inaugurado em setembro de 1926, é um importante símbolo do patrimônio cultural pernambucano. Segundo a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o cinema encerrou suas atividades em agosto de 1984, mantendo, até então, elementos originais como a tela, cabine de projeção, portões de ferro e balcões da década de 1920.
Outros imóveis atingidos
Além do antigo cinema, outros dois imóveis vizinhos foram afetados pelo fogo. Um deles abriga a loja Lin Lin Festas, especializada em artigos para eventos. De acordo com o proprietário, que preferiu não se identificar, o estabelecimento não havia sido aberto na sexta-feira (17) devido à falta de energia elétrica na região desde a quinta-feira (15).