Um incêndio atingiu parte do Mercado da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife, e destruiu 10 boxes na manhã do domingo (3). De acordo com testemunhas, o fogo começou pouco antes das 9h. Moradores do entorno do mercado relataram que tentaram ligar para o Corpo de Bombeiros, mas o telefone estava fora do ar.
Segundo a corporação, algumas lojas e restaurantes estavam abertos quando o fogo começou, mas ninguém ficou ferido e o incêndio resultou em danos materiais. A área de alimentação, que fica na parte de trás do mercado, foi a mais atingida pelas chamas.
O Corpo de Bombeiros disse que foi acionado por volta das 9h30 e enviou 10 viaturas ao local. Segundo as primeiras informações, o incêndio começou em uma sapataria e se espalhou pela área de alimentação. Em seguida, o telhado de uma peixaria cedeu e os boxes foram atingidos.
Os comerciantes relataram que tentaram conter o fogo antes da chegada dos bombeiros, mas os extintores e hidrantes não funcionaram. A prefeitura do Recife afirmou que todo o sistema de prevenção a incêndios do mercado está funcionando em perfeito estado. Em nota, a gestão disse que os extintores foram “renovados no último dia 25 de agosto e a rede de hidrantes estava operacional”.
Já sobre o serviço telefônico dos bombeiros ter ficado fora do ar, a Secretaria de Defesa Social (SDS) afirmou que os números da Polícia Militar (190) e da Emergência em Escolas (197) também apresentaram falhas e que só voltaram a funcionar às 11h30 da manhã, após duas horas sem conexão. O problema ocorreu após o rompimento de mais de 500 metros de fibra ótica da empresa de telefonia, provocado por vandalismo.
A causa do incêndio ainda não foi divulgada, mas alguns comerciantes relataram que o incidente também tenha sido consequência da ação dos vândalos. Por meio de nota, a Prefeitura do Recife informou que o mercado estará fechado para avaliação da estrutura pela Defesa Civil. A gestão disse que prestará todo o suporte aos comerciantes e que deu início às tratativas necessárias para a reconstrução da área atingida.