Lula sanciona criação do Dia Nacional do Maracatu em 1º de agosto
Data comemorativa será celebrada anualmente em homenagem ao maracatu, com destaque para suas raízes culturais no Recife e Olinda
da redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta terça-feira (12), a Lei 397/2019, que institui o Dia Nacional do Maracatu, a ser celebrado anualmente no dia 1º de agosto. A nova data foi escolhida por coincidir com o Dia Municipal do Maracatu de Baque Solto, comemorado no Recife, e também com o aniversário de Mestre Salustiano, uma das grandes figuras do gênero. Além disso, o 1º de agosto marca o nascimento de Luís de França, mestre do Maracatu Leão Coroado, uma das mais tradicionais nações de maracatu do Brasil.
A sanção da lei foi assinada durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. No evento, Lula destacou a importância do maracatu para a cultura brasileira e afirmou que é necessário garantir mais apoio e patrocínio para os grupos de maracatu, para que o gênero ganhe o mesmo reconhecimento que outros estilos musicais, como o samba e o rock.
“Vamos ter que arrumar dinheiro, patrocínio, para que essa arte chamada maracatu tenha o mesmo apreço e respeito que o rock, o samba e qualquer outro show”, declarou o presidente.