Morre Gilberto Sobral, superintendente do Iphan em Pernambuco, aos 57 anos
Gilberto estava internado em um hospital particular do Recife desde o último sábado (14)
da redação
O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Pernambuco, Gilberto Sobral, faleceu na manhã desta quinta-feira (19), aos 57 anos. Conhecido carinhosamente como Giba, ele estava internado em um hospital particular no Recife desde o último sábado (14), recebendo cuidados médicos urgentes.
Com formação em Pedagogia, Jornalismo e Radialismo, Gilberto teve uma trajetória marcada por importantes atuações no cenário cultural e patrimonial. A vida pública do novo Superintendente começou nos anos 1980, como Chefe de Gabinete da Prefeitura de Olinda (1989), onde também foi Assessor Especial (1990); Diretor de Cultura (2001-2002) e Turismo (2003); e Secretário Municipal (2017-2018). Foi secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda em 2017, 2018 e 2022, cargos que desempenhou com dedicação.
Na televisão também se destacou na TV Nova, apresentando por oito anos o programa Papo de Boteco, onde recebeu diversas personalidades das artes, música e cultura. Gilberto também atuou em várias áreas da TV Nova, onde na última passagem, esteve por dois anos como Diretor de Programação.
Em outubro deste ano, Gilberto Sobral esteve ao lado da governadora Raquel Lyra para assinar a ordem de serviço que deu início à restauração do Mosteiro de São Bento, em Olinda, um dos projetos de destaque de sua carreira.
Ele era casado com o jornalista Álvaro Lopes.
O enterro e velório de Gilberto acontecerá no Cemitério de Santo Amaro, com horário a ser definido.