O Observatório Cultural Torre Malakoff, equipamento cultural gerido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura – Secult-PE e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe, oferece programação gratuita a todos os públicos. Até o dia 30 de maio, os visitantes, excursionistas e pernambucanos poderão desfrutar das mediações educativas da 23ª Semana Nacional de Museus, festivais, oficinas de yoga, aulas de desenho, além das exposições em cartaz no espaço.
Nesta primeira quinzena de maio, nos dias 13 e 14, às 14h e às 10h, respectivamente, o espaço cultural recifense recebe as intervenções da 23ª edição da Semana Nacional de Museus, ação concebida pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, que, neste ano, desafia os centros culturais a refletirem sobre “o futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. Sob o tema “Observando o Passado e o Presente”, as educadoras Glaucy Lopes e Silvia Ferreira convidam o público a pensar as transformações do bairro do Recife e da Torre Malakoff por meio do acervo da exposição fotográfica “A Torre e o Tempo”. Os interessados podem submeter as inscrições no link. [google forms].
Em continuidade ao encontro “Eu não isso – yoga e investigação”, o ator, escritor, professor de meditação Bal volta ao espaço cultural para a sessão de yoga “Eu quero ser feliz agora”, que convida o público a descobrir, por meio dos exercícios de respiração, sentimentos, sensações e memórias. A intervenção integra a exposição “Mukha Dhouti”, da artista visual Dayse Pontes, e que acontece nesta sexta-feira (23), às 14h.
Já entre os dias 22 a 25 de maio, a Malakoff recebe mais uma edição do projeto Conecta Latinas, que tem como missão fortalecer iniciativas da política das mulheres, negras, indígenas e LBTQIA+. Este ano, a programação traz a “Cerimônia Ancestral de Boas Vindas: “Confiamos no caminho, agradecemos e pedimos proteção”, a Conferência Magistral: “Mulheres refundando as Democracias do mundo a partir do Sul Global”, o “Mapeamento de Iniciativas de Apoio as Lideranças Políticas na América Latina”, o “Cine-aberto: Documentário Igualada” e o “Festival: Imaginação Política na América Latina e Caribe”. Inscrições no site.
Fechando a programação mensal da Torre, entre os dias 31 de maio e 1º de junho, a partir das 16h, o Festival Cena Brasil dedica a sua nova edição às profissionais do audiovisual. À luz do tema “Mulheres em Cena”, o evento reúne concertos, oficinas, palestras, homenagens e muito mais. As atrações são gratuitas e as inscrições podem ser feitas no perfil do instagram da Oscip Diálogos (@oscipdialogos), organizadora do projeto.
Para Carol Chaves Madureira, gestora da Torre Malakoff, “pensar na programação da Torre é poder analisar, de forma expandida, que o espaço cultural consegue abarcar todas as linguagens artísticas. Ocupando o imaginário de quem mora ou visita o bairro do Recife, é muito importante que a nossa gestão diversifique a programação, oferecendo mais oficinas, exposições, palestras e mediações”, enfatiza.