Olinda recebeu mais de 4 milhões de pessoas durante o Carnaval e movimentou mais de R$ 400 milhões
Foram mais de 35 mil postos de trabalho gerados na festa
Por Erick Miranda*
A prefeitura de Olinda divulgou nesta quinta-feira (15) o balanço do Carnaval da cidade. De acordo com os dados da gestão municipal, entre os dias 8 e 14 de fevereiro o município reuniu mais de quatro milhões de foliões nos oito polos de animação da cidade, movimentando R$ 400 milhões. O balanço mostrou ainda que a ocupação hoteleira ficou em 99%, sendo a maior parte turistas pessoas que vieram de municípios pernambucanos.
Ao longo dos seis dias de festa, mais de 200 atrações artísticas passaram pelos palcos, bem como 485 ordens de orquestras e mais de 1.500 agremiações carnavalescas que desfilaram pelas ruas ladeiras do Sítio Histórico e nos bairros da cidade. Esse movimento teve impacto também na geração de empregos, com mais de 35 mil postos de trabalho no período.
“São números grandiosos, feito o Carnaval de Olinda, que é um carnaval internacional”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico da cidade, Mirella Almeida.
Um dos pontos que mais gerou preocupação em quem escolheu Olinda para passar o carnaval era a segurança. Entre a quinta e a terça-feira a Delegacia Interativa montada na Secretaria de Segurança Urbana registrou 18 boletins de ocorrência. Também foram recolhidos mais de 700 itens perdidos entre documentos e outros objetos, como cartões de crédito e aparelhos celulares.
Com relação ao esquema da saúde, durante a festa foram realizados 4.831 atendimentos de clínica médica e 197 pelo SAMU. Também foram realizados 3.636 testes rápidos de HIV/Sífilis e 1.327 inspeções realizadas por equipes de vigilância sanitária, resultando em 3 apreensões de produtos mal acondicionados, vencidos ou manuseados de forma incorreta.
O serviço de Limpeza Urbana da cidade conseguiu recolher 477,7 toneladas de lixo, e a Secretaria Executiva de Meio Ambiente divulgou que foram reunidas 51 toneladas de materiais recicláveis que foram recolhidos pelos 1.096 catadores cadastrados pela prefeitura.