Páscoa, momento de renovação da fé, de perdão e de esperança
A data é comemorada anualmente no primeiro domingo depois da primeira lua cheia após o Equinócio de Primavera para o Hemisfério Norte ou de Outono para o Hemisfério Sul
*Por Giovanna Lopes
Enquanto o mundo inteiro se prepara para celebrar a Páscoa com ovos de chocolate e decorações coloridas, a comunidade católica em todo o mundo se volta para o verdadeiro significado desta festividade: uma celebração que vai muito além das tradições comerciais e mergulha nas raízes espirituais da fé cristã.
Para a Igreja Católica, a Páscoa é o ápice do calendário litúrgico e uma das festividades mais importantes, pois marca a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus, após sua crucificação. Conversamos com líderes religiosos e estudiosos para entender o significado profundo da Páscoa na tradição católica e como os fieis celebram esta data sagrada.
“A Páscoa é o cerne da nossa fé. É o momento em que celebramos a vitória de Cristo sobre a morte, oferecendo a todos nós a promessa da vida eterna.” disse o Padre Filipe Araújo, reitor do Santuário Mãe Rainha de Olinda.
Para os católicos, a Semana Santa que antecede a Páscoa é um período de intensa reflexão e penitência, marcado por rituais, desde o Domingo de Ramos, como a Liturgia da Quinta-feira Santa, a Via Sacra e a Celebração da Paixão de Cristo na Sexta-feira Santa. A data é sempre entre os dias 22 de março e 25 de abril, e esses momentos lembram os fieis do sacrifício supremo de Jesus pela redenção da humanidade.
“A Semana Santa nos convida a mergulhar nas últimas horas de Jesus na Terra, desde a Última Ceia até sua crucificação e morte”, diz o Padre. “É um tempo de contemplação profunda sobre o amor incondicional de Deus e o sacrifício de Jesus por cada um de nós.”
A Páscoa, então, não é apenas uma celebração de um evento histórico, mas uma experiência espiritual que ressoa na vida de cada católico. É um momento de renovação da fé, de perdão e de esperança na ressurreição de Cristo.
“Nossa celebração da Páscoa não termina com a Missa do Domingo de Páscoa.É o começo de uma jornada de renovação espiritual que nos inspira a vivermos como verdadeiros seguidores de Cristo em nosso dia a dia.”, enfatiza o padre.
Enquanto nos preparamos para celebrar a Páscoa, a comunidade católica é convidada a refletir sobre o verdadeiro significado desta festividade e a renovar seu compromisso com os ensinamentos de Jesus.