O Teatro Barreto Júnior, no Recife, recebe nos dias 14, 15 e 16 de abril a peça “Në rope – A fertilidade da nossa origem”.
A obra é inspirada no pensamento de autores indígenas, narra uma jornada pela espiritualidade ancestral e os dilemas políticos da América Latina. A peça chega a capital pernambucana em curta temporada e será no mesmo palco da estreia ocorrida no 29° Festival Janeiro de Grandes Espetáculos (JGE), quando o trabalho obteve indicações aos prêmios de melhor espetáculo e de melhor ator para Jr. Aguiar, que também dirige o espetáculo.
O espetáculo dividido em três atos se funda numa pesquisa iniciada com as obras do xamã yanomami Davi Kopenawa, do escritor Ailton Krenak e outros pensadores indígenas.
O título da peça foi extraído do livro “A queda do céu”, que traduzindo, significa “princípio da fertilidade da floresta”.
Durante as apresentações, o músico Breu da Selva cuida da música ao vivo com instrumentos nativos que completam a atmosfera ritualística de cada apresentação.