PERNAMBUCANOS ESQUENTAM OS TABULEIROS NA ABERTURA DO 89º CAMPEONATO BRASILEIRO ABSOLUTO DE XADREZ
Compartilhe essa notícia
PERNAMBUCANOS ESQUENTAM OS TABULEIROS NA ABERTURA DO 89º CAMPEONATO BRASILEIRO ABSOLUTO DE XADREZ

*Por Gabriel Couto

Na quarta-feira (13), Recife foi novamente o palco do emocionante Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez, promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) em parceria com a Federação Pernambucana de Xadrez (FPEX). O evento, realizado no Hotel Jangadeiro, na Av. Boa Viagem, foi de muitos desafios e aprendizados para os pernambucanos, que buscam se aperfeiçoar ainda mais e realizar um torneio em que possam se orgulhar.

A programação teve início às 17h com o congresso técnico, seguido pela cerimônia de abertura às 18h e a primeira rodada às 19h. A atmosfera inaugural foi marcada por passistas de frevo que encantaram o salão de eventos, inclusive com a participação de alguns competidores na dança.

Yoshio Hiramine, organizador do torneio, expressou entusiasmo na abertura do evento, ressaltando a participação de mais de 180 inscritos de todas as regiões do Brasil. Destacou o novo formato, visando privilegiar os atletas e elevar o xadrez em todo o país, com a presença de 8 grandes mestres e mais de 60 jogadores titulados.

Mestres compartilham experiências e expectativas

O Grande Mestre Yago Santiago, que é o atual vice-campeão brasileiro, falou sobre sua preparação para o torneio: “a preparação não mudou muito em relação aos outros torneios desse ano, mas o dia a dia mesmo estudando no computador e livros mudou um pouco”. Yago é pernambucano, mas está representando São Paulo no torneio.

Mestre Nacional (MN) Erick Feitosa, atual campeão pernambucano, compartilhou sua vivência na primeira rodada, descrevendo um jogo desafiador “contra um forte garoto de Alagoas” que durou cerca de 3 horas e 30 minutos, mas que depois de um belo tema tático venceu a partida.

MN Vinicius Barbosa, participante do torneio pelo projeto social “Promovendo Peões” destacou sua trajetória, conquistando títulos em diversos torneios de xadrez ao longo dos anos. Vinícius também mencionou sua partida, na última noite, contra o Grande Mestre Luis Paulo Supi, “Minha partida foi uma experiência única! Tive a oportunidade de jogar contra o GM Supi, e apesar de ter perdido, eu aprendi muito com essa partida e fiquei mais motivado a me aprimorar mais”, enfatizou. Vinicius ainda expressou a esperança de alcançar um bom desempenho no torneio, subir seu rating e enfrentar jogadores ainda mais fortes.

Enxadristas escolares

João Miguel Barbosa Borba, de 18 anos, do Clube de Xadrez Camelense, compartilhou com bom humor sua experiência enfrentando Julia Alboredo, a jogadora com o maior rating do Brasil. “Eu infelizmente perdi, porque é a Julia Alboredo, mas foi uma experiência incrível e ela me deu umas dicas depois do jogo”. O jovem, campeão Pernambucano escolar e top 3 Brasil no blitz sub-18, destacou sua participação no Mundial na Itália, e enfatizou como é gratificante fazer parte desses grandes torneios e competir contra os melhores do país.

Maria Rita, estudante do segundo ano do ensino médio na EREM Santos Dumont e com 18 anos, compartilhou sua empolgante experiência no torneio de xadrez. Sua partida, embora marcada por um atraso de cerca de 40 minutos do oponente, foi intensa e equilibrada. Apesar de ter vantagem no tempo, um sacrifício bem executado e o jogo mantido sob controle, um erro no final resultou em sua derrota. Essa foi sua primeira partida de xadrez pensado, e mesmo com a derrota, recebeu elogios de seu oponente experiente, com 60 anos de prática. Maria Rita ainda destacou seu início no xadrez: “Comecei a jogar esse ano, e graças a professora e o clube de xadrez da escola, de agosto para cá, comecei a participar de torneios escolares, agora virou um vício! Espero um dia ser tão boa quanto os melhores”.

José Possidonio, também do segundo ano na EREM Santos Dumont, com 17 anos, compartilhou sua análise da partida. Ele esteve melhor no meio do jogo, mas um detalhe crucial escapou durante o cálculo, levando a um lance equivocado e, consequentemente, à derrota. Mesmo estando em uma posição vantajosa no final, uma interpretação errada sobre a igualdade no tabuleiro influenciou na escolha do lance. José expressou sua frustração por não perceber a oportunidade de ganhar um peão na sequência.

Maria Alice, uma estudante de 9 anos do terceiro ano do fundamental 1, do Colégio Visão participou pela primeira vez de um campeonato nacional aberto. Maria compartilhou sua empolgante vivência, mesmo perdendo a partida, expressando sua alegria em jogar “Acredito que vai ser uma experiência incrível, pois terei chances de jogar contra Grandes Mestres. (…) Eu amei conhecer o xadrez”. Vale destacar que Alice é a atual vice-campeã de Pernambuco de xadrez escolar, na categoria Sub 10 Feminino de 2023.

O torneio vem proporcionando experiências enriquecedoras aos participantes, promovendo o crescimento e aprendizado no mundo do xadrez. O evento acontece entre os dias 13 e 21 de dezembro.

Resultados de alguns pernambucanos na primeira rodada

GM Luis Paulo Supi (SP) 2579 (1 – 0) NM Vinicius Barbosa Dos Santos (PE) 1745
GM Yago De Moura Santiago (SP)* 2476 (1 – 0) Leonardo De Lima Silveira (PE) 1683
Janio Pedro Teixeira Costa (AL) 1314 (0 – 1) NM Erick Feitosa Da Silva (BA)* 2073
FM Julia Alboredo (SP) 2201 (1 – 0) João Miguel Barbosa Borba (PE) 1564
Aldus Daniel F De Souza Monteiro (PE) 1709 (0 – 1) GM Andre Diamant (SC) 2513
Maria Rita de Almeida (PE) N/D (0 – 1) MF Maximo Valerio Macedo (RN) 1790
FM Marco Antonio H. Asfora (PE) 2140 (1 – 0) Raul A Lima De Sousa Andrade (RN)
Maria Alice Costa Rodrigues (PE) 1746 (0 – 1) NM Elias Moyses Sobrinho (SC) 1852
Davi de Azevedo (PE) 1810 (1 – 0) Jose Possidonio (PE) N/D
MN Luiz Henrique de Araujo Alves (PE) 1814 (1 – 0) Eduardo Henrique Silva (PE) N/D
Italo Medeiros Dantas (RN) 1791 (½ – ½ ) Karline de Valesio Pinto Filho (PE) 1904

A competição segue nesta quinta-feira (14) nos horários de 14h e 20h, valendo a segunda e terceira rodada da competição, respectivamente.

*Pernambucanos representando outros estados.

*estagiário sob supervisão

 

Mais informações:
Fonte:
Redação TV Nova
Foto:
Gabriel Couto