O Festival Nacional da Criança é o evento mais importante do xadrez de base do Brasil e contou com cerca de 350 atletas de todas as regiões do país, com o total de 22 estados brasileiros concorrendo aos títulos.
O evento aconteceu em Natal, Ponta Negra dos dias 15 à 19 de maio, com quatro modalidades diferentes de Xadrez. De Recife, os atletas concorreram desde o SUB 6 ao SUB 20, semelhante a classificar enxadristas para disputar o mundial.
Entre os classificados para disputar o título no mundial estão os recifenses: Helena Hiromi de 6 anos, Benjamim Pascoal de 6 anos, Benjamim Dantas 11 anos, Júlia Pascoal 9 anos, Mariana Alencar 8 anos, Maria Alice 9 Anos.
Todos subiram ao pódio e levaram mais de uma categoria para casa e precisam agora de apoio financeiro para disputar o sonho de jogar no exterior.
Dentre os atletas, a enxadrista Helena Hiromi de apenas 6 anos é reincidente em conquista da vaga, pois ano passado, com cinco anos, ela conseguiu vaga para o mundial sendo ouro em duas modalidades, mas não obteve recurso financeiro para disputar a competição que aconteceu no Egito.
Este ano, o mundial acontecerá em novembro na Itália.