Dois grandes nomes pernambucanos foram destaque no Carnaval 2024 de São Paulo e Rio de Janeiro: Antônio Nóbrega e Lia de Itamaracá, mostrando que a cultura do Estado vai além das festividades que ocorrem em Recife e Olinda, inspirando gerações em todo o país.
Na noite de ontem, 11, o desfile da Escola de Samba Porto da Pedra, do Rio de Janeiro, que em 2024 celebrou o samba-enredo “Lunário Perpétuo: A Profética do Saber Popular”, trouxe como destaque Antônio Nóbrega, de 71 anos, discorrendo sobre o universo ancestral cujo símbolo é o Lunário que, com Nóbrega, ganhou sotaque popular e tradicionalmente nordestino.
Já na sexta, 09, a Império da Tijuca, do Rio de Janeiro teve como tema “Sou Lia de Itamaracá, Cirandando a Vida na Beira do mar”, tendo a cirandeira pernambucana com ênfase principal, contando sua história e a relação dela com o Carnaval de Pernambuco. Lia também foi homenageada ontem, 11, pela Escola de Samba Nenê de Vila Matilde, de São Paulo, sob o tema “Cirandando a Vida de Lá e pra Cá! Sou Lia, Sou Nenê, Sou de Itamaracá”.