Pernambuco registra mais três mortes de pacientes colonizadas por superfungo
Outras 13 pessoas que estavam no mesmo ambiente das mulheres diagnosticadas com o fungo tiveram o material biológico coletado.
Por Victória Campos
Três mulheres morreram após dar entrada no Hospital Getúlio Vargas, na Zona Oeste do Recife, com o diagnóstico de infecção pelo superfungo. As pacientes, de 77, 75 e 44, tiveram as confirmações da doença no último sábado (24) e na segunda-feira (26).
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), as mulheres vieram a óbito por complicações relacionadas a outras doenças, e não por causa do Candida auris.
Para evitar que novas infecções aconteçam, desde o último sábado, o Hospital Getúlio Vargas intensificou a execução de protocolos de segurança, reforçando a limpeza e isolamento da área em que duas pacientes estavam internadas.
Outras 13 pessoas que estavam no mesmo ambiente das mulheres diagnosticadas com o fungo tiveram o material biológico coletado. As amostras foram encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen/PE), onde estão sendo realizados exames de testagem.
Em 2023, Pernambuco teve 14 casos de Candida auris e pelo menos quatro mortes em decorrência da infecção.