Nesta quinta-feira (5), o programa Diálogo discutiu sobre a variação de preços de medicamentos genéricos, que chegou a atingir até 700%. Para debater o tema, participou do programa Anselmo Araújo, secretário executivo de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor do PROCON-PE.
Durante a entrevista, Anselmo mencionou que foram realizados levantamentos sobre os preços de diversos medicamentos genéricos em nove estabelecimentos de Recife. Entre os exemplos citados, estavam medicamentos como Enalapril, Nimesulida e Captopril.
A variação acentuada dos preços, segundo ele, é explicada pela ausência de uma tabela de preços fixos, como havia no passado. Atualmente, os estabelecimentos têm liberdade para definir o preço dos produtos de acordo com sua conveniência.
Ele reforçou a importância de os consumidores evitarem compras impulsivas e sempre se atentarem aos preços praticados. Anselmo também informou que o PROCON-PE tem intensificado a fiscalização para coibir essas práticas abusivas e garantir a proteção do consumidor.
Ele destacou que a função do PROCON vai além da fiscalização e aplicação de multas, abrangendo também a assistência à população, esclarecendo seus direitos e fornecendo informações sobre os preços dos produtos comercializados no mercado.