Polícia Federal inicia operação de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes em Pernambuco
Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Recife, Olinda, Paulista e Vitória de Santo Antão.
Por Daniel Marco – estagiário sob supervisão
Nesta sexta-feira (17), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Crespo, que visa o combate ao armazenamento e a propagação de imagens libidinosas e conteúdos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Quatro inquéritos policiais, instaurados entre os anos de 2019 e 2022, são o centro das investigações da Operação.
Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nos municípios do Recife, Olinda, Paulista e Vitória de Santo Antão. Os alvos são computadores, notebooks, celulares e mídias onde possam estar armazenadas imagens e vídeos contendo cenas de abuso sexual de menores.
Com base nos resultados das apurações e dos exames periciais realizados nos materiais apreendidos, os investigados poderão responder pelos crimes de armazenamento e difusão de conteúdo obsceno envolvendo crianças, e de produção de material audiovisual de abuso sexual infantil e de estupro de vulnerável, cujas penas, juntas, podem variar de 16 a 33 anos de prisão.
Todo o material apanhado durante as diligências será encaminhado ao Setor Técnico-Científico da PF em Pernambuco, e submetido a exames periciais específicos, com a finalidade de constatar a prática delituosa.