Prefeitura do Cabo inicia projeto de distribuição gratuita de absorventes em redes municipais de ensino 
Compartilhe essa notícia
Prefeitura do Cabo inicia projeto de distribuição gratuita de absorventes em redes municipais de ensino 

Prefeitura do Cabo inicia projeto de distribuição gratuita de absorventes em redes municipais de ensino

A ação visa tirar diversas adolescentes da pobreza menstrual.

Por Rayane Santos

Nesta quarta-feira (29), a Secretaria de Educação do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, vai dar início ao projeto “Livre para Estudar” que propõe a distribuição de absorventes gratuitos para alunas da rede municipal de ensino. A iniciativa serve para evitar a ausência das estudantes na sala de aula por causa da pobreza menstrual.

Esse problema acontece quando a mulher ou adolescente não possui condições financeiras de arcar com produtos que a ajudariam no período menstrual. O projeto tem como base a Lei Federal nº 14;214/2021, que foi responsável pela criação do Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. A iniciativa havia determinado o fornecimento de absorventes higiênicos gratuitamente, à estudantes dos ensinos fundamental e médio, além das mulheres em situação de vulnerabilidade e presidiárias.

A Secretaria de Educação do Cabo tem utilizado dados do Sistema de Gestão da Educação do Cabo de Santo Agostinho (Sigec) para ajudar na distribuição dos absorventes às alunas necessitadas. O material será entregue às estudantes diretamente nas unidades de ensino, sendo  conduzida pela direção escolar, tendo como base nas informações coletadas pelo Sigec.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), esta realidade atinge de uma a cada quatro estudantes no Brasil. O que leva a um afastamento entre as adolescentes na grade escolar durante este tempo. Prejudicando em torno de 30% no boletim.

De acordo com os dados fornecidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em torno de 321 mil alunas brasileiras frequentam escolas que não têm banheiros em condições de uso, significando 3% no total. Desta porcentagem, 121 mil estão na região Nordeste. Com o investimento de R$ 213,73 mil, este projeto alcançará 5.742 estudantes na faixa etária de 11 a 16 anos.

Mais informações:
Fonte:
Redação TV Nova
Foto:
Divulgação