A Operação São João 2023 da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que teve início na última na quinta-feira (22) e se encerrou neste domingo (25),teve os resultados divulgados na tarde desta segunda-feira (26).
A ação teve como objetivo coibir condutas que colocassem em risco a segurança de quem viajou nesse período, e buscou ainda conscientizar motoristas e passageiros, sobre o papel de cada um na construção de um trânsito seguro.
Durante a operação, a PRF registrou 35 acidentes de trânsito, que resultaram em 37 pessoas feridas e três mortos. De acordo com a polícia, os números são menores, se comparados com os do ano passado, quando foram atendidos 39 acidentes, nos quais 34 pessoas se feriram e outras cinco acabaram morrendo.
No total, 2.109 autuações foram emitidas pelos PRFs, com infrações como ultrapassagens indevidas (253), alcoolemia ao volante (110), não uso do cinto de segurança (104), a falta do capacete (51), não uso da cadeirinha (29) e o manuseio do celular ao volante (10).
Ainda dentro do balanço da PRF, mais de 3.300 veículos e cerca de 4 mil pessoas foram fiscalizadas, e mais de 2.500 testes do bafômetro foram realizados.
Ainda durante a ação, mais de 1.700 pessoas receberam orientações educativas sobre a importância de condutas prudentes.