Na noite desta terça-feira, 1 de agosto, o céu de boa parte do Brasil será iluminado pela primeira superlua do ano, nomeada como Superlua de Esturjão. Na cidade do Recife, o Observatório da Sé, em Olinda, terá equipe de monitores para quem desejar visitar o local.
O fenômeno, que deixa o satélite natural maior e mais brilhante, ocorre porque a Lua está no perigeu, ponto da órbita de máxima aproximação da Terra, menor que 360 mil km. Quando há o perigeu, a Lua fica 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu, quando está mais distante. O melhor é que, para observar esta grandiosidade da natureza, não é necessário nenhum equipamento especial, basta olhar para o céu e depositar toda a atenção.
O nome da superlua faz referência a um peixe que nessa época do ano é encontrado em grande quantidade nos Grandes Lagos da América do Norte. O Observatório funciona das 16 às 20h, na Rua Bispo Coutinho, s/n, Alto da Sé, onde estará disponibilizando telescópios apontados para observar com detalhes a Lua.