Nesta segunda-feira, o programa Diálogo recebeu o deputado estadual e presidente do PSB em Pernambuco, Sileno Guedes. Também participaram da conversa os jornalistas Américo Rodrigo, editor do blog Cenário, e Wellington Ribeiro, editor do blog Ponto de Vista.
Durante o bate-papo, Sileno destacou que, no cenário nacional, o PSB foi o partido que mais elegeu prefeitos e vereadores nas eleições de 2024, com um saldo bastante positivo. Em Pernambuco, o partido segue com a maior bancada na Assembleia Legislativa (Alepe).
Sobre a concessão da Compesa, abordada por Américo, o deputado apontou que há pontos que ainda precisam de esclarecimento e que, no momento, não há previsão para o retorno das discussões. Ele também mencionou que as audiências públicas realizadas não foram suficientes e que um relatório das audiências promovidas pelas câmaras municipais será entregue à Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco.
Em relação às comissões temáticas na Alepe, tema levantado por Wellington, Sileno ressaltou a intenção do partido de ocupar as principais comissões, como as de finanças, administração pública e constituição, legislação e justiça. Quanto à possibilidade do PSB disputar a presidência de alguma delas, ele afirmou que isso dependerá de um processo de negociação e de muito diálogo, que só será possível quando os membros das comissões estiverem devidamente organizados.
Sobre a eleição da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Sileno informou que o PSB está em fase de composição e que ainda não há uma chapa definida para a presidência da entidade. Ele não adiantou se o partido terá um candidato para o cargo.
O deputado, que se coloca como oposição na Alepe, criticou a falta de coordenação e estrutura na gestão governamental, que, segundo ele, tem falhado em não investir em áreas essenciais, como educação, saúde, segurança e transporte público, além de programas sociais. Sileno ainda afirmou que o atual governo não tem apresentado nenhum projeto novo para Pernambuco. Para ele, o prefeito do Recife, João Campos, é o nome mais qualificado para disputar o Governo do Estado nas próximas eleições.