A nova regra do Pix foi o tema do programa Diálogo desta quarta-feira (15). Para debater o assunto, participaram Adriano Barrote, auditor-fiscal da Receita Federal, David Batista, economista, e Kéops Mendes, advogado previdenciário.
Adriano enfatizou que não haverá imposto sobre as transações realizadas via Pix ou outras movimentações. Ele esclareceu que a Receita Federal não terá acesso aos detalhes dessas transações, mas alertou que, caso alguém faça movimentações de grandes quantias sem declarar o Imposto de Renda, pode ser convocado para prestar esclarecimentos.
David, por sua vez, explicou que antes os bancos digitais não compartilhavam informações com a Receita Federal, mas que, com as novas normas, os dados dos cidadãos devem ser transmitidos ao fisco. Ele ressaltou que essa mudança já está gerando receios na sociedade, especialmente entre pequenos e grandes empresários, que precisam redobrar os cuidados ao realizar movimentações financeiras.
Kéops alertou para a necessidade de o cidadão estar atento e evitar cair em golpes. Embora reforce que, neste momento, não há tributação sobre o Pix, ele enfatizou que isso não garante que a situação não possa mudar no futuro. Por isso, recomendou que a população mantenha a calma, mas esteja preparada para lidar com as mudanças e com as novas regras.