Neste sábado (6), às 11h, no Quilombo das Águas Claras, em Triunfo, será inaugurado o 1º Ponto de Inclusão Digital Quilombola Anísio Preto, em homenagem ao morador mais velho da comunidade, que hoje tem 98 anos, que foi o responsável pela articulação junto ao poder público para a oficialização do quilombo.
A iniciativa irá beneficiar 300 moradores da comunidade que não tem acesso à internet. A ação é fruto de uma cooperação entre o Projeto PeBa e a Associação de Agricultores e Agricultoras do Sítio das Águas Claras que identificou a carência da comunidade no acesso aos meios digitais para desenvolver e viabilizar os projetos culturais produzidos naquela localidade.
O PeBa é um projeto fotográfico com viés cultural e educativo – idealizado pelo casal pernambucano, o fotógrafo Sérgio Figueirêdo, sócio na Grão Fotos, e a arte educadora e pedagoga, Williany Amaral – que faz uma referência aos estados de Pernambuco e Bahia promovendo a conexão entre artistas dos dois estados e teve a sua primeira edição realizada em novembro do ano passado.
Foi a partir da expedição realizada pelo casal de profissionais na região quilombola que foi identificada a necessidade da inclusão digital dos moradores. “Uma das vertentes do PeBa é contribuir para o desenvolvimento e empoderamento das comunidades afrodescendentes.
SERVIÇO:
Instalação do 1º Ponto de Inclusão Digital do Projeto PeBa
Exposição Fotográfica do PeBa e apresentações culturais de grupos de coco, maculelê, da orquestra sinfônica do maestro Izaias Lima, dos caretas de Triunfo e forró pé-de-serra.
Dia: 6 de maio (Sábado)
Horário: 11h
Local: Quilombo das Águas Claras, na cidade de Triunfo – PE.
Entrada livre
Na foto: Sr. Anisio Preto, homenageado pelo projeto.