Segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgados nesta terça-feira, a inflação no país subiu 0,71% em março.
A taxa foi elevada pelo aumento da gasolina, já que os tributos federais sobre o combustível voltaram a ser cobrados. Ainda assim, essa elevação geral dos preços ficou abaixo do esperado pelo mercado.
Levando em conta o acumulado dos últimos 12 meses, o índice inflacionário, que registrou 4,65%, entrou na tolerância da meta de inflação do ano, que é entre 1,75% e 4,75%.
Dos nove grupos de produtos pesquisados, somente os Artigos de Residência tiveram uma queda, oscilando para -0,27%. O Grupo Saúde e Cuidados Pessoais apresentou também uma alta significativa de 0,82%, índice puxado pelo reajuste dos planos de saúde.
O controle da inflação é feito pelo Banco Central através da taxa Selic para seguir a meta anual. Desde o começo do mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem criticando a alta de juros no Brasil.
Lula questiona o patamar alto dos juros no brasil e sugeriu uma revisão das metas de inflação, ideia rejeitada pelos integrantes do Ministério da Fazenda.
imagem: reprodução/TV Nova