Recife debate Inovação nas cidades durante Seminário da Escola Nacional de Administração Pública
Compartilhe essa notícia
Recife debate Inovação nas cidades durante Seminário da Escola Nacional de Administração Pública

Antes de se reunir com a bancada federal para discutir projetos prioritários da Prefeitura do Recife e a alocação de emendas do Orçamento da União, o prefeito João Campos participou de uma mesa redonda sobre Inovação em Cidades, durante a Semana de Inovação realizada em Brasília.

O evento foi promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Tribunal de Contas da União (TCU). Esta conferência, considerada a maior do tipo na América Latina, é um fórum de destaque para discussões relacionadas ao papel da inovação na transformação do setor público.

Durante o evento, João Campos discutiu os desafios relacionados à transformação da infraestrutura e dos serviços públicos visando à criação de cidades mais resilientes. Foram abordadas questões como a necessidade de desenvolver e incorporar tecnologias para transformar os centros urbanos e a importância de lidar com problemas cada vez mais complexos com agilidade.

O prefeito do Recife destacou a crescente importância da tecnologia na tomada de decisões nas cidades e afirmou que a cidade já está adotando a tecnologia como ferramenta para implementar abordagens inovadoras e eficazes em resposta às necessidades da população.

“Recife é um polo de tecnologia e inovação no Brasil. São 430 empresas de tecnologia na cidade, que empregam mais de 17 mil pessoas de forma direta e que estão organizadas, com uma governança compartilhada, no Porto Digital. E nós temos uma interlocução permanente com este ecossistema. Este ambiente de tecnologia nos ajuda na cidade e nós temos uma gestão que vive este espírito de favorecer e incentivar a inovação”, explicou João Campos.

Ele também explicou que o salto digital na cidade foi dado com a vacinação contra a Covid-19, quando a plataforma Conecta Recife saiu de um banco de informações com 8 mil cadastros para o relacionamento direto com mais de 1,7 milhão de recifenses. A partir daí todos os serviços da Prefeitura estão sendo digitalizados, por meio do Portal de serviços da Prefeitura, que reúne os mais de 500 serviços municipais em uma única plataforma, centralizando as informações e proporcionando uma maneira mais simples e rápida do cidadão acionar os serviços públicos.

Mais informações:
Fonte:
Produção
Foto:
Divulgação