Desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung no Brasil, localizado em Campinas (São Paulo), o recurso de apneia do sono do Galaxy Watch7 e do Galaxy Watch Ultra recebeu a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para utilização no Brasil.
A apneia do sono é uma condição prevalente e crônica que faz com que uma pessoa pare de respirar enquanto dorme, o que resulta em interrupções no fornecimento de oxigênio e sono fragmentado, levando à uma diminuição da qualidade do sono, sonolência e fadiga diurna.
Disponível para os smartwatches Galaxy Watch 7 e Galaxy Watch Ultra, o recurso funciona em conjunto com um smartphone compatível e possibilita que pessoas com mais de 22 anos, que ainda não foram diagnosticadas com apneia do sono, identifiquem sinais de apneia obstrutiva do sono moderada e grave, ao longo de um período de monitoramento de duas noites. Em conjunto com o Galaxy AI, a Inteligência Artificial da Samsung, os dispositivos transformam dados fragmentados em gráficos, informações e insights de fácil compreensão.
A pesquisa e o desenvolvimento da tecnologia envolveram uma coleta de dados em larga escala em parceria com renomadas instituições do Brasil, Coreia do Sul e EUA especializadas na área do sono, gerando uma amostra representativa da população que será beneficiada por esta tecnologia. Está novidade será disponibilizada em breve por meio de uma atualização do aplicativo Samsung Health Monitor.