RODADA DUPLA: DIA INTENSO NO XADREZ DO 89º CAMPEONATO BRASILEIRO
Compartilhe essa notícia
RODADA DUPLA: DIA INTENSO NO XADREZ DO 89º CAMPEONATO BRASILEIRO

*Por Gabriel Couto

Na tarde e noite da quinta-feira (14), o 89º Campeonato Brasileiro de Xadrez proporcionou uma emocionante rodada dupla, marcada por jogos estratégicos e desafios intensos nos tabuleiros. Com partidas realizadas nos horários de 14h e 20h, o evento reuniu talentosos enxadristas de todo o país no Hotel Jangadeiro, em Recife. Nessas rodadas, tivemos a oportunidade de conversar com três enxadristas desse cenário competitivo: o atual campeão brasileiro, Grande Mestre Alexandr Fier, a promissora jovem enxadrista Luisa Barata e o sonhador Marcelo Basílio; que compartilharam suas experiências e perspectivas no torneio. Acompanhe os destaques destas rodadas intensas em busca da supremacia no xadrez nacional.

O campeão brasileiro, Grande Mestre Alexandr Fier, celebra o retorno e vitórias em Recife

O Grande Mestre Alexandr Fier, atual campeão brasileiro, expressou sua satisfação em retornar a Recife, onde tem boas memórias. Ele relembrou sua vitória no campeonato do ano anterior e ressaltou a felicidade de competir novamente na cidade. Fier descreveu suas duas partidas iniciais como duras e bem lutadas, destacando finais equilibrados e tensão até os últimos momentos. Fier também fala sobre se envolver em atividades culturais no Recife “Não conheço quase nada, esses dias com partidas duplas são complicadas, mas depois eu quero dar uma olhadinha e ver como é a cidade.” Fier é o jogador atual com mais títulos de campeonatos brasileiros, ao todo são 4 ( 2005, 2017, 2019 e 2022), e está em busca de não só levar o quinto troféu para casa, mas também de ser Bicampeão seguido nas duas edições do torneio em Recife.

Jovem luísa Barata revela trajetória de conquistas no campeonato brasileiro e paixão pelo xadrez

Luisa Barata, de 14 anos e aluna do Colégio Santa Maria do Paiva, compartilhou sua empolgante experiência no 89º Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez. Apesar de vencer apenas uma das três partidas iniciais, Luisa destacou a satisfação em participar do torneio e abordou as diferenças de idade entre ela e alguns competidores como “muito legal”; mostrando que o torneio conta com todas as faixas etárias.

A jovem enxadrista já havia participado do campeonato no ano anterior, mas na categoria feminina, conquistando o vigésimo lugar. Este ano, ela se aventura na categoria absoluta trazendo consigo o título do Circuito Escolar Pernambucano Sub-14 e as vitórias no feminino em 2022 e 2023. Luisa compartilhou que começou a jogar xadrez aos 9 anos, influenciada por sua prima mais nova, “Minha prima é 3 anos mais nova do que eu, aí eu não gostava muito de xadrez, achava chato, mas aí ela fazia aula e minha mãe me mandou fazer também, porém eu não gostava, até que eu comecei a participar dos campeonatos e conheci muita gente boa. E é bem divertido depois que você descobre que é legal. Passei a gostar muito e estou até hoje, desde 2019.” Luisa ainda destacou suas inspirações no xadrez, mencionando Julia Alboredo e Supi no cenário nacional, e Magnus Carlsen internacionalmente.

Apesar do compromisso com o campeonato, Luisa enfrenta uma semana de provas e chegou levemente atrasada ao campeonato, adiando a possibilidade de tirar fotos com seus ídolos.

Marcelo Basílio e o sonho de se tornar Mestre Nacional

Marcelo Basílio participou da segunda e terceira rodadas do Campeonato Brasileiro de Xadrez, enfrentando o Mestre Fide Eduardo Marra e o jovem jogador Davi Augusto. Apesar de perder a primeira partida, Basílio ofereceu resistência e saiu satisfeito. Na terceira rodada, venceu Davi Augusto, de 12 anos. Com dois pontos em três rodadas, enfrentará o forte Mestre Nacional Stefan Lima (filho do Grande Mestre Darcy Lima) na próxima partida. Basílio fala sobre o seu sonho: “espero conseguir o título de Mestre Nacional, que escapou das minhas mãos por meio ponto no Zonal Internacional 2.4 em 2022”. Com 47 anos, Marcelo concilia sua carreira como técnico industrial com estudos de engenharia eletrotécnica na UPE. O xadrez, é um hobby que tem desde os 15 anos, é uma paixão que tenta manter entre a rotina exaustiva. Marcelo ainda comenta que o resultado mais expressivo que conquistou em torneios foi ter vencido o zonal pernambucano 2 do interior, realizado em caruaru, resultado esse que me classificou para a final do campeonato pernambucano absoluto. Na qual não fez um bom desempenho, ficou em último lugar fazendo 1,5 pontos em 9 possíveis, um resultado muito abaixo do que esperava.

Pernambucanos de destaque:

MN Christian Almeida, alcançou 2,5 pontos no torneio até aqui, com 2 vitórias e um empate, Christian é o melhor pernambucano representando a federação.

Em seguida temos 17 pernambucanos com 2 pontos. Entre eles se destacam os Mestres Nacionais: Erick Feitosa, Marco Asfora, Rafael Cabral, Marcelo Bouwman, Vinicius Barbosa, Marcelo Basilio, Alberto Colares, Lucas Cilento e Henrique Jose Morais.

Menção honrosa para o Grande Mestre Yago Santiago, que venceu todas as 3 partidas que jogou e soma 3 pontos no torneio. Pernambucano de origem, mas que hoje defende a Federação de São Paulo.

A competição prossegue nesta sexta-feira (15) a partir das 19 horas, com a quarta rodada, prometendo mais lances emocionantes e estratégias apuradas.

Veja todos os emparelhamentos dos pernambucanos no site:
https://chess-results.com/tnr843713.aspx?lan=1&art=24&group=PE&turdet=YES&flag=30

*estagiário sob supervisão

Mais informações:
Fonte:
Redação TV Nova
Foto:
Reprodução| Internet