*Por Gabriel Couto
Neste último domingo (10), o Santa Cruz surpreendeu ao anunciar a chegada de Rafael Pereira, consolidando sua 12ª contratação para a próxima temporada. O experiente zagueiro, de 39 anos, anteriormente já defendeu o Sport, em 2013, e o Náutico, em 2015, no cenário futebolístico pernambucano.
Rafael Pereira chega para ser a referência da zaga na temporada 2024. suas duas últimas temporadas foram sólidas no Ituano, participando do Campeonato Paulista, Série B e Copa do Brasil. Ao longo de sua passagem pelo clube paulista, o zagueiro acumulou 80 partidas, sendo 35 delas na temporada atual. Destaque para sua participação na última Série B, com 19 jogos, sendo titular em 13 deles na defesa do Ituano.
Com uma carreira sólida, Rafael Pereira deixou sua marca em clubes como Juventude, Criciúma, Ceará e Chapecoense. Sua mudança para o Santa Cruz o leva a completar um ciclo nos três grandes clubes de Pernambuco.
No Sport, sua passagem foi breve em 2013, com apenas nove jogos disputados. Já no Náutico, o zagueiro foi contratado em 2015, permanecendo para a temporada seguinte e desempenhando um papel crucial na campanha da Série B, que quase levou o Timbu à Série A. O Náutico ficou na quinta posição da Série B, perdendo o acesso em uma derrota por 2 a 0 para o Oeste, na Arena de Pernambuco, na última rodada da competição. Uma curiosidade sobre esse jogo, é que o técnico do Oeste era Fernando Diniz, que hoje comanda a seleção brasileira e o atual campeão da Libertadores, o Fluminense.
.
Anteriormente, o Santa Cruz já havia anunciado 11 reforços, incluindo o goleiro André Luiz, os laterais-direitos Toty e Welisson, o lateral-esquerdo João Victor, os volantes Lucas Bessa e Caio Mello, o meia João Pedro, e os atacantes Willie Barbosa, Thiaguinho, Matheus Matias e Pedro Bortoluzo. A chegada de Rafael Pereira promete fortalecer ainda mais o elenco para os desafios que a temporada de 2024 reserva ao Tricolor.
*estagiário sob supervisão