Santa Cruz empata com o Retrô e permanece na quarta posição
As duas equipes seguem na disputa ponto a ponto pela vaga na Série D de 2025
Por Gabriel Couto*
No confronto adiado da quarta rodada do Campeonato Pernambucano, Santa Cruz e Retrô protagonizaram um empate sem gols na quinta-feira (16), no estádio do Arruda. O jogo era de suma importância para ambas as equipes, que disputam a vaga na Série D de 2025 já nesta fase inicial do Estadual. O resultado, no entanto, favoreceu a Fênix, que resistiu à pressão e se manteve à frente do Tricolor na tabela de classificação.
O primeiro tempo
Apesar de uma presença mais efetiva no ataque durante o primeiro tempo, o Santa Cruz não conseguiu transformar sua superioridade em gols concretos. Enquanto isso, o Retrô, mesmo sem adotar uma postura defensiva, encontrou dificuldades para penetrar na defesa adversária, esbarrando na sólida linha defensiva coral. Ambas as equipes, no entanto, tiveram oportunidades claras de marcar: o Retrô com Guilherme Paraíba, cujo chute foi bloqueado pela defesa coral, e o Santa Cruz com Thiaguinho, que desperdiçou uma chance cara a cara com o goleiro Paulo Ricardo.
Segundo Tempo
A segunda etapa viu o Santa Cruz buscar incansavelmente o gol da vitória. O Retrô, por sua vez, adotou uma postura mais defensiva, dificultando as investidas do Tricolor. Apesar do domínio territorial, o time da casa pecou no último passe, não conseguindo criar chances claras de gol. O momento mais perigoso ocorreu em uma falha quase fatal do goleiro Paulo Ricardo, que quase permitiu um gol de cabeça de João Diogo, mas conseguiu recuperar-se a tempo e evitar o tento.
Próximos Compromissos
Na sequência do campeonato, o Santa Cruz enfrentará o Afogados na próxima segunda-feira (19), às 20h, novamente no estádio do Arruda. Já o Retrô terá pela frente o Náutico no domingo (18), às 17h, na Arena de Pernambuco.
Posicionamento na Tabela
Com o empate, o Retrô se mantém na terceira posição do Campeonato Pernambucano, agora com 14 pontos, enquanto o Santa Cruz está logo atrás, ocupando o quarto lugar com 13 pontos. As duas equipes seguem na disputa ponto a ponto pela vaga na Série D de 2025, destinada à equipe com melhor desempenho nesta fase inicial do torneio, excluindo Sport e Náutico, que já se encontram em divisões superiores.
Preocupação para o Santa Cruz
Uma nota de preocupação para o Santa Cruz foi a saída de Matheus Melo durante o primeiro tempo, após sofrer uma lesão no ombro em um lance disputado com o zagueiro Dankler. Apesar de tentar continuar em campo, o jogador não resistiu à dor. Agora, fica a expectativa em torno de sua recuperação, uma vez que Melo é peça fundamental na articulação do time para as próximas rodadas do campeonato.
*Estagiário sob supervisão