Após três pacientes serem detectados com o fungo Candida auris (C. auris) em Pernambuco, a Secretaria de Saúde do Estado (SES-PE), criou um comitê técnico para monitorar as infecções pelo superfungo na última quinta-feira (25). O grupo tem como objetivo a identificação, prevenção e controle das infecções.
O comitê é formado por membros da Vigilância em Saúde e Atenção Primária (SEVSAP), de Atenção à Saúde (SEAS), de Regulação em Saúde, além do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (CIEVS-PE), da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA), do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE) e por especialistas da área da infectologia.
Nos últimos dias, aconteceram as duas primeiras confirmações laboratoriais de casos do superfungo. Os pacientes estão internados nos Hospitais Miguel Arraes, no Paulista, e no Tricentenário, localizado em Olinda. Ambos são do sexo masculino, com idades de 48 e 77 anos. No último dia 22 de maio, houve a confirmação do terceiro paciente, um homem de 66 anos que está internado em um hospital particular no Recife.