A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (02), deflagrou uma operação que cumpriu nove mandados de busca e apreensão contra uma organização criminosa que é investigada por desvio de recursos públicos do Programa Leite de Todos, que destina o alimento para pessoas com risco de insegurança alimentar.
Denominada “Desnatura”, a operação que está na segunda fase, desta vez teve como alvo um ex-servidor da Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, que, segundo a polícia, seria o líder da organização voltada para cometer fraudes contra o programa.
Os mandados foram cumpridos no Recife, Jaboatão e Paulista, além de cidades da Zona da Mata e também no Rio de Janeiro e São Paulo.
Foram desviados, ao menos, 8,5 milhões de reais. Outras seis pessoas já tinham sido presas preventivamente em junho, todas ligadas à empresa investigada na operação deflagrada hoje.
Os crimes investigados pela operação são peculato, obstrução da justiça, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e crime contra a saúde pública, uma vez que os criminosos são suspeitos de adulterar e reduzir o valor nutricional do leite, destinado para as pessoas com risco de insegurança alimentar e também alunos de escolas públicas.