Seis pessoas foram presas nesta terça-feira (13),acusadas de adulterar leite distribuídos em programas sociais, e de desviar dinheiro público. A ação faz parte da Operação Desnatura, realizada pela Polícia Federal, em parceria com a Receita Federal e a Controladoria Geral da União.
De acordo com a polícia, o grupo criava uma cooperativa de fachada, para não cumprir o requisito determinado pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, de comprar o leite cru de pequenos produtores rurais, dessa forma, toda verba era desviada e o grupo ainda reduzia o valor nutricional do alimento, que era distribuído para pessoas com risco nutricional, em situação de vulnerabilidade social. A empresa investigada possuía contrato com o Governo de Pernambuco desde 2014.
Ao todo, foram expedidos seis mandados de prisão preventiva, sendo três no Recife, dois em Gravatá e um em Itaíba. A operação também cumpriu 20 mandados de busca e apreensão nas cidades de Gravatá, Itaíba, Pesqueira, Recife, Passira, Ipojuca, além de Campina Grande, na Paraíba, e também no Rio de Janeiro.
De acordo com a PF, os crimes investigados são estelionato, obstrução à Justiça, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e crime contra saúde pública.