Nesta quarta-feira (4), o programa Diálogo discutiu o setor industrial de Pernambuco, abordando desafios, inovações e sustentabilidade. Estiveram presentes Bruno Veloso, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Múcio Aguiar, jornalista e presidente da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP), e Rafael Coutinho, mestre em gestão.
Bruno, que participou da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP29), destacou a relevância dos temas tratados, incluindo a importância de obras estratégicas para Pernambuco, como a Transnordestina. Ele também ressaltou a importância das novas parcerias locais que surgiram a partir do evento, com um olhar voltado para o desenvolvimento do estado.
Múcio, esteve presente no G20, e destacou a importância do encontro como um espaço fundamental para refletir e discutir estratégias de sustentabilidade, com o objetivo de fomentar parcerias para o desenvolvimento econômico em diversas áreas. Ele também mencionou a possibilidade de estreitar laços com a China, destacando sua relevância para o Brasil, especialmente no contexto atual de relações comerciais e cooperação internacional.
Rafael solicitou que Bruno Veloso explicasse o papel da Fiepe. Bruno destacou que a entidade é responsável por reunir diferentes organizações em projetos estratégicos que beneficiam a sociedade. Ele enfatizou a importância das unidades de ensino CIEPE, SESI, SENAI e IEL, que desempenham um papel crucial na formação técnica de jovens e adultos, preparando-os para o mercado de trabalho e atendendo à demanda das indústrias locais. Durante a conversa, alguns dos principais desafios mencionados foram as elevadas taxas de impostos enfrentadas pelas empresas, o que compromete o crescimento do setor industrial.