O superintendente geral do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), Sidney Neves, foi o convidado do programa Diálogo desta terça-feira (27). Com apresentação de Pedro Paulo, o debate contou também com as participações dos jornalistas Alexandre Almeida, editor do Radar Político365, e Luiz Neto, editor do Blog do Luiz Neto. A pauta do programa abordou as ações desenvolvidas pelo HCP, que comemora 80 anos de fundação neste ano.
Durante a conversa, Sidney Neves abordou os principais desafios e conquistas do hospital ao longo de suas oito décadas de atuação, consolidando-se como a principal referência no tratamento oncológico em Pernambuco. Ele fez uma retrospectiva da história da instituição, que atualmente conta com 256 leitos e é responsável por atender mais de 56% dos pacientes oncológicos do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. O HCP também abriga a única emergência oncológica de Pernambuco.
Neves destacou que o atendimento na unidade é 100% pelo SUS e exclusivamente voltado à oncologia, um modelo adotado por apenas outros quatro hospitais em todo o Brasil. Ele mencionou instituições em outras regiões do país que seguem o mesmo perfil. O superintendente enfatizou ainda que a manutenção do hospital ao longo dos anos só tem sido possível graças ao apoio da sociedade e de ações filantrópicas. Apesar da colaboração da gestão estadual, de emendas parlamentares, de empresas privadas e doações de pessoas físicas e jurídicas, Sidney ressaltou que a demanda financeira continua sendo um grande desafio para a instituição.
Ainda durante a conversa, foi destacado o sistema de voluntariado, que é parte fundamental da história e da atuação do HCP, além de outros projetos desenvolvidos pela instituição. O apresentador Pedro Paulo também reforçou os canais disponíveis para doações. Quem desejar contribuir pode fazer um PIX para [email protected], acessar o site hcp.org.br/doacoes ou entrar em contato com a Central de Doações pelo telefone (81) 3217-8090.