Sustentabilidade corporativa: desafios e estratégias para um futuro mais verde e rentável
Compartilhe essa notícia
Sustentabilidade corporativa: desafios e estratégias para um futuro mais verde e rentável

O programa Diálogo desta terça-feira (10) abordou o tema da Sustentabilidade Corporativa. Para discutir a questão, participaram Walber Santana, secretário executivo da Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco; Antônio Martiniano, engenheiro de pesca e mestre em tecnologia ambiental; e Carlos Queiroz, empresário e militante das causas sustentáveis.

Walber ressaltou a importância de discutir a sustentabilidade de forma contínua, além da Semana do Meio Ambiente. Durante a conversa, o secretário destacou o PerMeie (Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica), uma política pública que estabelece uma série de ações focadas no desenvolvimento sustentável e inclusivo de Pernambuco. Entre as iniciativas já implementadas pelo projeto, Walber mencionou a redução de 35% no desmatamento da Caatinga, registrada entre 2022 e 2023, conforme um relatório detalhado sobre o território pernambucano.

Antônio Martiniano abordou o papel fundamental do poder público, das organizações privadas, ONGs e outros atores na promoção de práticas sustentáveis. Ele afirmou que Pernambuco está seguindo o caminho certo, com ações voltadas para a sustentabilidade em diversos setores. Antônio, que também faz parte da empresa Saga, destacou a importância do trabalho da companhia na destinação final de resíduos e na elaboração de planos para a gestão eficiente desses materiais.

Carlos Queiroz, idealizador do Museu do Caranguejo Vivo e proprietário do Villa Pier Gourmet — único restaurante em Pernambuco a receber o selo verde — reforçou a necessidade de incorporar a sustentabilidade no cotidiano de todos os setores da sociedade. Para ele, é essencial proteger os ecossistemas para garantir uma melhor qualidade de vida para as futuras gerações.

 

Mais informações:
Fonte:
Produção
Foto:
Produção