Nesta segunda-feira (16), o programa Diálogo recebeu Valdecir Pascoal, presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), para um balanço das ações realizadas em 2024. Também participaram da conversa Pedro Tinoco, jornalista e editor do Portal Rede Observatório, e Wellington Ribeiro, jornalista e editor do Blog Ponto de Vista. No início do bate-papo, o presidente Valdecir explicou as atribuições do TCE-PE, destacando a importância do órgão na fiscalização da correta aplicação dos recursos públicos nos serviços oferecidos à população pernambucana.
Um dos questionamentos feitos pelo jornalista Pedro Tinoco abordou o papel da tecnologia na fiscalização dos órgãos públicos. Valdecir ressaltou que o TCE-PE tem investido significativamente na área de tecnologia, contando com uma equipe qualificada. Ele explicou que atualmente a instituição utiliza um sistema virtual de coleta de dados, o que agiliza e facilita a gestão. O presidente também destacou a relevância do uso de inteligência artificial (IA) nas atividades diárias do TCE-PE. Para melhorar a comunicação com o público, Valdecir mencionou o uso de uma linguagem mais simples, para garantir que as informações sejam de fácil compreensão para o cidadão.
Wellington Ribeiro levantou a questão sobre como o TCE-PE tem se posicionado diante do aumento das denúncias feitas pelos futuros gestores. Valdecir lembrou que a legislação exige que o atual gestor entregue toda a documentação referente à gestão pública para o sucessor. Nesse contexto, o papel do TCE-PE é fiscalizar esse processo de transição. O presidente explicou que o Tribunal adota uma abordagem pedagógica, oferecendo apoio por meio de uma cartilha de fim de mandato, e da Escola de Contas, que oferece diversos cursos promovidos por especialistas em Gestão Pública, além de garantir a entrega adequada da documentação com todas as informações.