Por Charlene Santos
Na manhã desta sexta-feira (24), o teto de um supermercado localizado no Curado IV, em Jaboatão dos Guararapes, desabou e matou uma funcionária. Outros seis trabalhadores ficaram feridos, entre eles, um homem que foi socorrido pelo serviço aeromédico da Polícia Rodoviária Federal em estado grave para o Hospital da Restauração, na área central do Recife.
O supermercado iria inaugurar na quarta-feira (29) e havia funcionários dentro do estabelecimento. Segundo testemunhas, a vítima fatal, Marta Maria, de 37 anos, trabalhava no setor de perfumaria do supermercado.
Além do Corpo de Bombeiros, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com auxílio de helicóptero da Polícia Rodoviária Federal , da Polícia Militar e Defesa Civil, também estiveram no local. As buscas foram encerradas por volta das 13h.
Por meio de nota, a Prefeitura do Jaboatão disse que, “ Lamenta profundamente o incidente ocorrido no Curado IV, onde a laje do supermercado Atacarejo Econômico desabou, na manhã desta sexta-feira (24), soterrando sete pessoas (cinco homens e duas mulheres) das quais seis foram resgatadas com vida e uma (mulher), infelizmente, foi encontrada já em óbito. A Defesa Civil do Jaboatão foi acionada pela Regional 4 e imediatamente encaminhou equipe ao local, que isolou a área e juntou forças junto ao Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu e PRF, na operação de resgate, realizada com muito profissionalismo e agilidade. A Defesa Civil já realizou uma avaliação das condições estruturais do supermercado e imóveis vizinhos e isolou toda a área de projeção – que poderia ser atingida em caso de novos desabamentos. Perícia policial indicará a causa do desabamento. O Atacarejo ainda não estava funcionando, mas, conforme a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, o município não recebeu nenhuma solicitação de funcionamento ou reforma para o empreendimento.”
Atualização:
No início da noite, o Hospital da Restauração atualizou o estado de saúde das vítimas. De acordo com a unidade de saúde, três pessoas, sendo dois homens e uma mulher, deram entrada na Unidade de Trauma. Um homem de 23 anos foi a óbito, depois de receber os primeiros atendimentos. A mulher, de 33 anos, passou por cirurgia e tem quadro de saúde estável. O outro homem, de 44 anos, fez exames e recebeu alta hospitalar.