Nesta sexta (22), um grupo de 40 estudantes da Escola Eleva do Rio de Janeiro visitará Olinda e irá participar dessa experiência. Todos serão apresentados pela primeira vez ao ritmo genuinamente pernambucano. Trata-se de um turismo pedagógico, em que se aprende e se diverte ao mesmo tempo. O grupo estará sendo guiado pelo também turismólogo e historiador Bráulio Moura, à frente da agência de turismo Quíron Turismo, já conhecida no mercado pela atuação no turismo educacional.
Essa experiência começou a ser posta em prática em julho de 2022. Já foi apresentada a participantes da ABAV, agentes de viagens de Recife e grupos de turistas. De lá pra cá, o projeto ganhou mais força e focou no aproveitamento da mão de obra local. Todos os profissionais envolvidos são de Olinda, e falam ou mostram o que sabem fazer, com conhecimento de causa.
Na primeira etapa da experiência, o turista poderá fazer seu próprio adereço e maquiagem, tocar um instrumento da orquestra, aprender passos do frevo, e segurar o estandarte. O espaço preparado para esse momento conta com banheiros, bar e área de convivência com mesas e cadeiras, onde ali mesmo, o turista já sente o clima do verdadeiro carnaval de Olinda, através de exposição de fotos reais e descritivos de fatos e informações sobre a festa.