Neste sábado (25/11), a TV Cultura exibe, ao vivo, diretamente da Sala São Paulo, a grande final do Prelúdio. Consagrado por revelar jovens talentos da música clássica, o programa apresentado por Roberta Martinelli e pelo maestro Júlio Medaglia anunciará o vencedor da temporada 2023, que ganhará uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, na Hungria. Vai ao ar a partir das 18h30, também na tela da TV NOVA.
Os quatro finalistas do Prelúdio que se apresentam na grande final são os paulistanos Guilherme Frazatto, de 25 anos, tocando no piano Concerto n° 2, Terceiro Movimento, de Saint-Saens; João Pedro Ferraz, 25 anos, toca no violino Árias Ciganas, opus 20, Movimento único, de Pablo de Sarasate; e Mattheus Versiani, 21 anos, apresenta no piano o Concerto nº 1, Movimento 1º Allegro Maestoso, de Frédéric Chopin; e o carioca Ricardo Gaio, 28 anos, canta Ária ‘Recondita armonia’ da ópera ‘Tosca’, de Giacomo Puccini.
O Júri que avaliará os quatro jovens músicos será composto por Irineu Franco Perpétuo, jornalista e crítico musical; Antonio Vaz Lemes, professor e pianista; a soprano Camila Titinger; e Yara Caznok, professora de música e pesquisadora em percepção musical.
Além dos jurados, o público também poderá votar em seu músico preferido pelas redes sociais da emissora.
Temporada 2023
Dezesseis jovens entre 13 e 28 anos participaram do Prelúdio este ano. Pela primeira vez a atração foi dividida em oito fases eliminatórias, proporcionando que cada participante se apresentasse duas vezes, em episódios diferentes e tocando músicas distintas. A intenção foi dar mais visibilidade aos jovens participantes.
Sobre o Prelúdio
A atração completou 18 anos em 2023. Nesse período, o programa lançou no mercado da música clássica nomes como o pianista Cristian Budu, que venceu o programa em 2007; o violinista Guido Sant’Anna, que foi um dos finalistas do Prelúdio 2014; o pianista Estefan Iatcekiw e o cantor Bruno Sá, que participaram em 2017. Todos eles estão ocupando lugares de destaque no cenário internacional.
O pianista Felipe Naim, que venceu o programa em 2019, foi para Budapeste, concluiu seu curso na academia húngara e, atualmente, mora na Europa dando aulas e tocando em diversos países. O vencedor de 2022 foi o saxofonista Samuel Alves, que iniciou seus estudos na Franz Liszt.