Por Victória Campos
Uma venezuelana foi presa em flagrante, no Aeroporto Internacional do Recife, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da capital, por tráfico internacional de drogas. Segundo a Polícia Federal, ela tentou embarcar para a Europa com 7,9 quilos de cocaína em forma líquida, diluídos em frascos de cosméticos.
A estrangeira, que não teve o nome divulgado, tem 43 anos e chegou ao Brasil no dia 26 de outubro. Ela faria uma conexão em Lisboa, em Portugal, para levar a droga para Roma, na Itália. A venezuelana foi presa no último sábado (3), mas o caso só foi divulgado no domingo (5).
O material foi verificado com o uso de um detector de explosivos e drogas, chamado ETD (sigla em inglês para Explosives Trace Detection). O resultado foi positivo e ela recebeu voz de prisão dos policiais federais. A venezuelana pode ser condenada pela Justiça Federal Brasileira pelo crime de tráfico internacional de drogas. A pena pode chegar a 20 anos de reclusão.
2º caso
Esse foi o segundo caso de prisão em flagrante por tráfico internacional de drogas, em voos para a Europa, partindo da capital de Pernambuco, em menos de uma semana. Na última quinta-feira (1), uma estrangeira de 36 anos, nascida na República Dominicana e com nacionalidade espanhola, foi presa ao tentar embarcar para a França com 4 quilos de cocaína na bagagem de mão.