O Mercado da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife, voltou a abrir as portas às 8h desta quarta-feira (6), três dias após o incêndio que destruiu 11 boxes, no último domingo (3). A reabertura foi possível depois de vistorias feitas pela Defesa Civil e pelo Instituto de Criminalística (IC). Apenas as áreas que não foram atingidas voltaram a funcionar. O anúncio foi feito na terça (5), pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB).
De acordo com a prefeitura da capital, a demolição da parte comprometida e as obras de requalificação começam na tarde desta quarta (6). A área do mercado atingida pelo incêndio foi isolada e o sistema elétrico dos demais setores foi restabelecido. A gestão também informou que contêineres serão instalados na área externa do mercado, de forma provisória, para reabrir as lojas prejudicadas.
A gestão também prometeu um auxílio financeiro de R$ 3 mil por mês para os comerciantes que foram diretamente atingidos pelo incêndio. O projeto foi encaminhado para a Câmara do Recife. Sendo assim, o Mercado da Encruzilhada volta a funcionar em horário normal, de segunda a sábado, das 6h às 18h, e aos domingos, das 6h às 12h.