Esta terça-feira (21) será o quarto dia de competições dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile e as partidas prometem agitar ainda mais a delegação brasileira, que lidera de forma isolada o quadro de medalhas. As pernambucanas Maria Carolina Santiago e Andreza Vitória Oliveira vivem a expectativa de mais medalhas para o Brasil ampliar sua vantagem sobre os demais países.
Maria Carolina Santiago entrará na piscina para competir nos 100m peito, buscando ultrapassar a marca de 30 pódios em sua carreira. Até o momento, ela acumula 28 medalhas em seu currículo, distribuídas entre Mundiais (19), Paralimpíadas (5) e Parapans (4). A nadadora, que já conquistou oito medalhas no Mundial de Natação Paralímpica de 2023, é uma das apostas do Brasil para manter sua posição no topo do ranking.
Além da natação, o Brasil também busca medalhas na bocha, com destaque para a Recifense Andreza Oliveira, que enfrenta a Argentina Ailen Flores. Pernambuco é a quinta maior delegação do país no Parapan 2023 com 16 atletas, Andreza, campeã mundial, está determinada a contribuir para o sucesso brasileiro.
Confira abaixo a programação das pernambucanas na competição:
Bocha:
9h30 – Andreza Oliveira x Ailen Flores (Argentina) – Classe BC1- 1ª fase
Natação:
17h – 100m peito SB12 – Maria Carolina Santiago e Raquel Viel
Na classificação geral do Parapan 2023, o Brasil mantém sua liderança com impressionantes 55 ouros, 38 pratas e 34 bronzes, totalizando 127 medalhas. Os Estados Unidos e a Colômbia ocupam as posições seguintes, mas estão consideravelmente atrás, com 46 e 44 totais de medalhas, respectivamente.