Caruaru foi a segunda cidade que mais gerou emprego em Pernambuco
A capital do Forró formou mais de três mil novos postos de trabalho
Por Gabriel Couto*
No fechamento do ano de 2023, o município de Caruaru, localizado no Agreste de Pernambuco, destaca-se como um pólo de crescimento econômico ao registrar a criação de 3.230 novos postos de trabalho, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Esse desempenho posiciona Caruaru em segundo lugar no ranking de geração de emprego no mercado de trabalho formal de Pernambuco, ficando apenas atrás da capital Recife.
Segundo o Caged, os números finais de 2023 representam um notável aumento de cerca de 107% em comparação ao ano anterior, que totalizou 1.567 postos de trabalho. O resultado final coloca Caruaru com um contingente de 76.809 empregados com carteira assinada ao encerrar o ano passado.
A cidade agrestina se destaca nos setores que mais se beneficiaram com a criação de vagas em 2023. O setor de serviços liderou com 1.443 novos postos, seguido pelo comércio, que registrou 783, a construção civil com 478, e a indústria que contribuiu com 477 novos postos de trabalho.
O ranking de geração de novos postos de trabalho em Pernambuco de 2023 está composta da seguinte forma:
- Recife – 21.124 novos postos de trabalho
- Caruaru – 3.230 novos postos de trabalho
- Ipojuca – 2.642 novos postos de trabalho
- Jaboatão dos Guararapes – 2.194 novos postos de trabalho
- Petrolina – 1.911 novos postos de trabalho
Esses dados refletem não apenas um crescimento significativo em Caruaru, mas também a diversificação dos setores econômicos que impulsionaram esse avanço no mercado de trabalho formal do município.
*Estagiário sob supervisão