O câncer de pulmão é uma doença que afeta mais 150 mil brasileiros todos os anos e se tornou uma realidade para seu Diney Ely de Azevedo. O operador de máquinas de 53 anos foi diagnosticado com a doença há cinco meses e precisa tomar muitos medicamentos devido às dores intensas.
Após passar dois meses internado no Hospital da Restauração e ser encaminhado para Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP) e para o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), seu Diney luta para conseguir um tratamento contra o câncer.
O jornalismo da TV Nova foi até a casa de seu Diney, que fica em Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife, para saber mais sobre as necessidades dele. Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que o paciente não se encontra nos registros do sistema informatizado Central de Marcação de Consultas e Exames (CMCE) da Gerência de Regulação Ambulatorial (Gramb).
A nota diz ainda que para o paciente ter acesso aos serviços especializados da rede estadual de forma regulada, antes é necessário se dirigir às Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios. Sobre a situação do paciente, a Secretaria viabilizou a consulta com um hematologista para o próximo dia 16 de maio.