O navio Plastic Odyssey, que significa odisseia de plástico, fica na capital pernambucana até o próximo dia 25 de maio, e até lá, várias ações serão realizadas, com o objetivo de trocar experiências com empreendedores locais de reciclagem e desenvolver soluções sustentáveis contra a poluição.
Atividades de conscientização sobre a importância da reciclagem serão desenvolvidas para jovens, além de exposições para o público de forma geral.
A embarcação conta com 30 tripulantes, entre eles marinheiros e engenheiros que participam do desenvolvimento das máquinas de reciclagem.
A expedição já dura sete meses, e a intenção é de uma jornada de três anos. O navio saiu do porto de Marselha, na França, e já passou pelo Mediterrâneo e pela África Ocidental. Após sair do Brasil, a embarcação seguirá para a Guiana Francesa.
Entre as atividades previstas no navio, a equipe da expedição oferecerá um programa de treinamento em técnicas de reciclagem para equipes locais, de 9 a 12 de maio. Aos empreendedores interessados a formação é gratuita e as inscrições já podem ser feitas através do site www.plasticodyssey.org/onboard-laboratory
Confira o cronograma:
De 4 a 12 de maio:
A conscientização sobre a poluição plástica é fundamental para construir um mundo mais sustentável. Jovens de todas as idades são convidados a visitar o navio e conhecer a tripulação.
De 5 a 15 de maio:
Será apresentada uma exposição sobre alternativas ao plástico. O navio transporta a exposição “Baús do Tesouro” de uma escala para outra: uma biblioteca de soluções e objetos de todo o mundo para substituir o plástico. A exposição nômade é enriquecida com novos objetos a cada parada e possibilita promover as soluções descobertas pela expedição à medida que ela se encontra. Será complementado pelas iniciativas brasileiras de redução descobertas durante nossa escala em Recife. A exposição é gratuita e aberta a todos na Casa Zero.
De 9 a 12 de maio:
A equipe da expedição oferecerá um programa de treinamento em técnicas de reciclagem para equipes locais, contribuindo assim para o desenvolvimento de habilidades e a promoção de uma gestão sustentável de resíduos plásticos.